A dor e a delícia da amizade à distância
Aqui, a gente fala sobre a arte de se relacionar com pessoas muito queridas que moram longe.
Tem saudade. Tem a falta em datas especiais e na aventura do cotidiano.
Mas manter uma amizade com alguém que vive em outra cidade ou outro país enriquece a nossa vida e nos ajuda a entender que as conexões com as pessoas queridas vão muito além da presença física.
Longe ou perto
Amizades verdadeiras se constroem com interesse genuíno mútuo, carinho e lealdade — não necessariamente com uma convivência intensa.
Novos horizontes
As amizades que vivem longe são como uma parte de nós que saiu pra explorar o mundo e, vira e mexe, traz um recorte dessa outra realidade na bagagem e nos faz enxergar que há outras escolhas possíveis.
“Ter amigos no mundo nos dá uma sensação de que não estamos desamparados. É reconfortante viajar pra terras distantes e saber que do outro lado da ponte temos amigos. Dividem os planos de trabalho, as atuações em quadrantes diversos, que nos inspiram a seguir por caminhos impensados.”

Um outro olhar
Essa pessoa conhece a sua realidade e a sua história. Mas, com a distância, talvez possa trazer uma nova perspectiva sobre os seus problemas e inquietações. Um papo com quem vem de fora — mas sempre esteve dentro — nos momentos difíceis traz um sopro de ar fresco.
Mi casa, tu casa
Como não adorar viajar pra outras cidades ou países com um amigo local levando você pela mão? Ou, então, receber ele na sua casa e poder acolher e mimar?
Saiba mais: Faça amigos de todas as idades (The Summer Hunter); Amigos de Longe (Rascunho).